Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Dasyphyllum trichophyllum (Baker) Cabrera VU

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 13-02-2014

Criterio: B1ab(i,ii,iii)

Avaliador: Lucas Moraes

Revisor: Luiz Santos

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG: Marcelo, Thiago

Especialista(s):


Justificativa

Endêmica do estado de Minas Gerais, é encontrada no município de Itambé e em localidades na região da Serra do Caraça, entre os municípios de Botumirim (norte do estado) e Catas Altas (sul da Cadeia do Espinhaço) (Saavedra; CNCFlora, 2013). Trata-se de uma espécie pouco coletada e com distribuição restrita a regiões de Campos Rupestres (Saavedra, 2011). Apresenta EOO estimada em 19.000 km² e está sujeita a cinco situações de ameaça considerando suas localidades de ocorrência. Na Serra do Caraça, a mineração de ouro é praticada desde tempos pretéritos e hoje há atividade mineradora de ferro, o que altera significativamente a região. Além disso, a silvicultura do eucalipto é marcante na paisagem, ocupando cada vez mais espaço. Somado a essas ameaças, o turismo, praticado de maneira desordenada na região, causa impactos significantes (Machado, 2008). Iniciativas de controle e monitoramento das ameaças incidentes são necessárias, bem como a elaboração de planos de ação a fim de garantir a manutenção do táxon na natureza e evitar que figure em uma categoria de ameaça em um futuro próximo.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Dasyphyllum trichophyllum (Baker) Cabrera;

Família: Asteraceae

Sinônimos:

  • > Chuquiraga trichophylla ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Referências

- SAAVEDRA, M. M. 2011. Sistemática de Dasyphyllum (Asteraceae). Tese Doutorado. Escola Nacional de Botânica Tropical. JBRJ.

- SAAVEDRA, M.M. 2013. Dasyphyllum In Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. (http://reflora.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB5291).

- NAKAJIMA, J.N.; TELES, A.M.; RITTER, M.; MONDIN, C.A.; DEMATTEIS, M.; HEIDEN, G.; BORGES, R.A.X.; RIVERA, V.L.; BRINGEL JR., J.B.A.; SAAVEDRA, M.; PEREIRA, R.C.A.; MELO, R.C.S. Asteraceae. In: GIULIETTI, A.M.; RAPINI, A.; ANDRADE, M.J.G.; QUEIROZ, L.P.; SILVA, J.M.C. Plantas Raras do Brasil. Belo Horizonte: Conservação Internacional; Universidade Estadual de Feira de Santana, 2009. pp.76-89.

- CABRERA, A.L. Revisión del género Dasyphyllum (Compositae). Revta Mus. La Plata, v.9, n.38, pp.65-66, 1959.

- ANNA CRISTINA ALVARES RIBEIRO MACHADO. Ecoturismo na Serra do Caraça: contribuições da interpretação para a conservação ambiental. Belo Horizonte, MG: Universidade Federal de Minas Gerias, 2008.

Como citar

CNCFlora. Dasyphyllum trichophyllum in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Dasyphyllum trichophyllum>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 10/03/2015 - 16:12:58